Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

Realizada em Paço a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

PORTAL LIVRE NOTÍCIAS-MA

O município de Paço do Lumiar realizou nesta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de agosto, a 8° Conferência Municipal de Assistência Social, no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). 

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, cujo objetivo foi propor diretrizes para implementar políticas de assistência social no município. O seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Na solenidade de abertura, a secretária municipal de Administração e Finanças e primeira-dama do Município de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa, afirmou que estava feliz por receber as reivindicações do setor de assistência social. Explicou que, até o momento, a atual gestão está administrando um orçamento definido pelo prefeito anterior, o que tem impedido a execução de uma política de assistência social mais efetiva em Paço do Lumiar. “Mas garanto a vocês que, daqui a um ano, quando nos reunirmos na próxima Conferência Municipal, espero ter a satisfação de conferir com vocês que as principais demandas do setor terão sido atendidas”, assinalou a secretária de Administração e Finanças.

O público da conferência foi formado por assistentes sociais, estudantes, professores, representantes de entidades governamentais e não governamentais e usuários de programas de assistência, que discutiram e avaliaram os serviços oferecidos pelos equipamentos sociais e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também foram elaboradas propostas e eleitos os delegados para a Conferência Estadual.  Entre as principais demandas apresentadas, estão melhor estruturação dos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Paço.
Todos os participantes receberam certificados e as propostas finais apresentadas na 8° Conferência Municipal de Assistência Social serão encaminhadas aos entes federados (Município, Estado e União).

Debates e propostas

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Nauber Braga, a conferência foi um sucesso. "A conferência teve um excelente público, com participação da sociedade. E a qualidade das discussões e das propostas, com toda certeza, vai contribuir de maneira significativa para os avanços sociais do município”, acrescentou o secretário. Ele observou que as reivindicações apresentadas são justas e que serão priorizadas, principalmente com relação à melhor estruturação dos centros de referência, que são a porta de entrada para o atendimento a quem mais precisa de assistência.
Para o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PcdoB), a conferência se configurou em um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva de propostas e estratégias de organização. "O município de Paço tem como um grande diferencial estar sempre reunindo governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas voltadas para a área social e que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população, tendo em vista que os investimentos são defasados e precisamos saber como distribuir bem os recursos que chegam”, explicou o prefeito. Ele acrescentou que o objetivo da sua gestão é prestar uma assistência de qualidade para aqueles que mais precisam, otimizando os programas sociais.
A conferência contou com a participação de Josivaldo Santos, representante dos usuários de políticas de benefícios sociais de Paço; da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) de Paço do Lumiar, Rosinélia Ribeiro; do presidente do Conselho Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), José Marques; do vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Jairo Maciel; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Hely Wellington, entre outros profissionais e representantes de entidades ligadas ao setor de assistência social.