Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Seminário Dia Estadual sobre Drogas no Maranhão: "O que estado, municípios e sociedade precisam saber"

                            



*WEBINAR - Dia Estadual Sobre Drogas no Maranhão*


Considerando a importância da realização de atividades em alusão ao dia 24 de abril, Dia Estadual Sobre Drogas no Maranhão (Decreto Nº 23.976 de 28/04/2008), e também a necessidade de dialogar sobre as Políticas Públicas voltadas para a prevenção e a situação atual dos dependentes químicos no Maranhão e suas perspectivas de tratamento e reinserção na sociedade, sobretudo o apoio ao contexto familiar, e da participação ativa de governos dos três poderes, iniciativa privada, Organizações da Sociedade Civil, Conselhos representativos e sociedade em geral, Governo do Estado, por meio do Fórum de Políticas Públicas Sobre Drogas e do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPOD-MA) realizará o *“Seminário Dia Estadual Sobre Drogas no Maranhão: o que Estado,  municípios e sociedade precisam saber”*, cuja abertura será ministrada pelo governador Flávio Dino.


📅 *24 de abril, sábado.*

🕗 *08h às 12h*


*Confira a Programação:* 🖥️

▶️ 08h - Boas Vindas - *Governador Flávio Dino;*

▶️ 08h05  - Mesa de diálogo: *“Política nacional sobre drogas: o que os gestores estaduais e municipais devem saber”*. Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Ministério da Cidadania).

👥 - Facilitadores: Marcos Pacheco, Secretário de Estado de Políticas Públicas; Enos Ferreira, Secretário de Estado de Relações Institucionais; Francisco Gonsalves, Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular;

🙋🏿‍♀‍🙋🏼‍♂‍ Participação popular (Leituras das participações no chat).

-------------

▶️ 9h10 - Mesa de diálogo: *“Política Nacional Sobre Drogas: A Política de Saúde Metal no contexto da prevenção”* - Rafael Bernadon, Secretário Nacional de Saúde Mental.

👥 - Facilitadores: Marcio Menezes, Superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES e presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas; Sabina Corrêa Barros; representante da Fundação Mundo Sem Drogas (Pedreiras) e membro Rede Maranhense de Diálogos Sore Drogas (REMADD).

🙋🏿‍♀‍🙋🏼‍♂‍ Participação popular (Leituras das participações no chat).

-------------

▶️ 10h10 - Mesa de diálogo: *“Comunidades Terapêuticas e Políticas Sobre Drogas”* - Adalberto Calmon, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT).

👥 - Facilitadores: Pastor Elisvaldo Gonçalves, diretor da Instituição Lugar de Ajuda (Imperatriz) e membro da delegacia da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT); Edicilene Bastos, diretora da Comunidade Terapêutica Casa de Davi (São Mateus) e membro pré filiada da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB).

🙋🏿‍♀‍🙋🏼‍♂‍ Participação popular (Leituras das participações no chat).

-------------

▶️ 11h10 - Mesa de diálogo: *“A Responsabilidade Social da Igreja: prevenção e apoio às famílias vítimas das drogas.”*  - Conceição Marques, representante estadual da Federação Amor Exigente; Rogério Napoleão, diácono representante estadual da Pastoral da Sobriedade.

🙋🏿‍♀‍🙋🏼‍♂‍ Participação Popular (Leituras das participações no chat).

▶️ 12h30 - Encerramento

-------------

🌐 *Link para inscrição do Seminário na Plataforma Participa (Certificado de 4 horas).*

https://participa.ma.gov.br/portal/eventos/seminario-dia-estadual-sobre-drogas-no-maranhao-o-que-estado-municipios-e-sociedade-precisam-saber

🌐 *Link para participar da WEBINAR: Youtube do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas:*

https://www.youtube.com/channel/UCrlSIWX3KkpUIXPn-ZpUE5Q