Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

PREFEITURA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O RASTREAMENTO DE CASOS DA COVID-19 EM PAÇO DO LUMIAR

                           

Profissionais de saúde do município de Paço do Lumiar estão recebendo capacitação no processo de rastreamento e monitoramento de contatos de casos positivos para COVID-19 no município. Nesta terça-feira (24), o treinamento foi realizado no auditório da UEB Profª. Nadir Nascimento Moraes, no Maiobão, reunindo enfermeiros e profissionais das unidades de educação básica do município e representantes da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O treinamento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar(SEMUS) e governo do estado do Maranhão e foi iniciado na última quinta-feira (19), com a primeira leva de profissionais, devido necessidade de divisão (dias e turnos) mediante adoção de medidas preventivas para não aglomeração. Durante as atividades foram observadas questões para a segurança e manutenção da saúde dos profissionais, como obrigatoriedade de uso de máscaras e distanciamento dos assentos em filas alternadas.

As informações teóricas sobre mecanismos de rastreamento de contatos e monitoramento, foram repassados aos participantes, por equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESMA) e do Força Estadual de Saúde do Maranhão.

O treinamento é proposto pela coordenação de Atenção Primária e Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SEMUS, e faz parte das medidas de combate e prevenção ao Coronavírus no município. Nesta terça-feira (24), o treinamento foi voltado para profissionais e equipes da Sede, Mojó, Iguaíba, Pirâmide, Vila São Pedro, Itapera, Pindoba e Maioba