Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2019

“Precisamos ser agentes transformadores da Cultura de Paz”, destaca primeira-dama Nubia Feitosa durante palestra



A Paz só é verdadeiramente efetivada quando ela sai de cada um de nós”. Foi o que destacou a secretária municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, advogada, psicóloga e primeira-dama Nubia Feitosa, durante palestra proferida nesta sexta-feira, dia 15, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (Iesf), localizado no bairro do Maiobão.

A atividade fez parte da programação de uma série de ações desenvolvidas pela Defensoria Pública Estadual (DPE) em prol da melhoria da qualidade de vida da população idosa do município.
Com o tema “O protagonismo do idoso como agente de transformação para uma cultura de paz”, a psicóloga chamou atenção para a importância da mobilização da sociedade para difundir uma cultura pacífica entre todas as pessoas, com o intuito de diminuir os índices de violência que são registrados diariamente, principalmente contra a população menos favorecida. Nessa perspectiva, a população idosa, que é alvo constantemente da violência, sobretudo dentro da própria família, tem um papel fundamental para mudar essa realidade.

“Os idosos são protagonistas neste processo da Cultura de Paz. Eles têm experiência, vivência e querem somente a paz. Quem melhor do que os idosos que transpiram paz para serem agentes do pacto pela paz?”, considerou a primeira-dama de Paço do Lumiar.
Mobilização - Por essa razão, ela chamou atenção para a importância da realização de reuniões e debates em grupos nos bairros promovidos pelos idosos com o objetivo de debater estratégias para que se alcance a tão desejada paz. “Cada um de nós tem uma missão. Na infância, juventude, na vida adulta e, na terceira idade, a missão é ainda mais apropriada”, disse.

Ainda durante a palestra, acompanhada por um público que lotou o auditório do Iesf, a secretária afirmou que estava assumindo interinamente a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de oferecer um atendimento digno para todos os luminenses, principalmente os mais idosos. “Estou interinamente na Secretaria de Saúde para garantir o direito dos idosos. Quando o prefeito me convidou para assumir interinamente a secretaria eu senti paz porque vi a confiança dele e de toda a população”, afirmou.
A palestra também proporcionou interação com o público presente. A secretária pediu que os participantes dissessem o que significa paz e cada uma teve a oportunidade de participar do momento. Destaque para a participação do secretário de Direitos Humanos, José Vale, que cantou a música “Quando o dia da paz renascer”, do padre Zezinho, e da coordenadora do Pacto pela Paz de Paço do Lumiar, Zélia Moreno, que recitou a poesia, “A paz está em você”, de autoria própria. Além disso também foi realizada uma pequena dinâmica com a temática voltada para a cultura da paz.

Por fim, Nubia Feitosa conclamou todos os presentes para que cada um possa ser um agente transmissor da cultura de paz na região que mora. “A paz é o desarmamento, igualdade de gênero. O sorriso também é um pacto pela paz. A paz é dar o melhor. Não é dar tudo, mas sim dar tudo aquilo que o outro precisa. O pacto pela paz é um compromisso com Deus e com o universo. Caso contrário, continuaremos tendo grandes catástrofes”, acrescentou a advogada.
Cidadania – A palestra da primeira-dama de Paço do Lumiar fez parte do segundo dia atividades da Defensoria Pública Estadual por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, em Paço do Lumiar. Em pauta, ações para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

Durante dois dias, foram oferecidos atendimentos jurídicos, palestras, oficinas e ofertados diversos serviços nas instalações do Iesf no Maiobão. Além disso, também foram prestados atendimentos jurídicos por meio da equipe do Núcleo Regional de Paço do Lumiar e do Núcleo de Conciliação do instituto.