Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2018

IBGE revela que seis cidades concentram mais da metade das riquezas do Maranhão



Dados são do PIB dos Municípios, que demonstra uma forte concentração de renda no estado.


PIB dos municípios revela forte concentração de renda no Maranhão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Produto Interno Bruto dos municípios com números referentes a 2016. No Maranhão, os índices revelam uma forte concentração da renda, já que apenas seis cidades produzem mais da metade das riquezas de todo o estado.

Veja o ranking da concentração de riquezas no MA:

São Luís - 33,3%
Imperatriz – 8,2%
Balsas – 2,8%
Açailândia – 2,3%
São José de Ribamar – 2,2%
Caxias – 1,9%

Segundo o IBGE, as seis cidades com maior PIB no Maranhão têm setor de comércio e serviços puxando a economia, além de uma cadeia produtiva bem definida. Por outro lado, 109 municípios maranhenses concentram apenas 10% da riqueza do estado. Nessas cidades vivem 19,2% da população, que é dependente de recursos da administração pública e previdenciária.


“Através desse estudo, nós podemos perceber um grau de concentração da riqueza, que nos ajuda a compreender a questão das desigualdades no Brasil. As desigualdades perpassam necessariamente pelos equilíbrios regionais”, explicou o analista técnico do IBGE, José Reinaldo Matos.


Segundo dados de 2016 do IBGE, em 109 municípios maranhenses a população depende de recursos da administração pública e previdenciária. 

Ranking nacional


Dos 100 menores PIBs brasileiros, 46 estão no Maranhão e 23 na Bahia. Já entre as cidades com maior PIB per capita (Divisão do PIB por habitante), o município maranhense mais bem colocado é Santo Antônio dos Lopes com rendimento de R$ 86.606,91 devido a investimentos privados na área de energia na região.


Já em São Luís, o PIB per capita ocupa o 5º lugar no estudo do IBGE, atrás de Santo Antônio dos Lopes, Tasso Fragoso, Davinópolis e Imperatriz.