Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2018

Creche da avenida 13 reinicia aulas após seletivo de professores



A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reiniciou nesta segunda-feira (23) as aulas na Creche Sebastiana Sobreiro Oliveira, localizada na Avenida 13 do bairro Maiobão. Em clima de alegria, as crianças foram recebidas pelos professores e monitores.



A creche de tempo integral, inaugurada em agosto do ano passado na gestão do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), conta com cerca de 120 crianças matriculadas, de 1 a 3 anos. Houve atraso no início do ano letivo por uma defasagem na grade de professores e monitores, a qual foi resolvida em parte com o processo seletivo realizado este ano no município.

Segundo o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Barroso, ainda há uma deficiência de educadores na creche, porque muitos aprovados no seletivo se recusaram a assumir os cargos. Porém, isso não foi empecilho para que unidade abrisse suas portas. “As aulas começaram com atraso justamente porque queríamos preencher a grade de educadores. Realizamos um processo seletivo por meio do qual foram selecionados 300 candidatos e, para nossa surpresa, muitos não assumiram os cargos por se tratar de uma unidade de tempo integral”, explicou o secretário de Educação.

Apesar das desistências, houve uma reorganização e a Semed conseguiu iniciar as atividades na creche. “Mesmo com os obstáculos conseguimos dar início às aulas por entender que este é um espaço de extrema importância, não só para as crianças, mas também para os pais que contam com esse apoio. No próximo semestre estaremos realizando mais um processo seletivo, já que a lei permite e, em breve, tudo será regularizado”, informou o secretário.

Com o novo seletivo, novas vagas deverão ser abertas na creche. “Com um novo seletivo, não teremos esse tipo de problema no próximo ano, além disso, novas vagas poderão surgir na creche, atendendo mais pais que necessitam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Tendo esta creche aberta, bem equipada e com um quantitativo certo de educadores, conseguiremos dar tranquilidade àqueles que precisam deste atendimento por parte do Poder Público”, afirmou Paulo Roberto Barroso.

Estrutura

A Creche Sebastiana Sobreiro de Oliveira, ou Creche da Avenida 13 como é mais conhecida, é a primeira escola de tempo integral da rede municipal no Maiobão. Inaugurada pelo prefeito Domingos Dutra no dia 28 de agosto do ano passado, passou anos com as obras abandonadas e hoje tem seis salas de tempo integral e uma em tempo parcial, além de laboratório de informática, pátio amplo, secretaria, refeitório e brinquedoteca.

Em menos de um ano, a unidade já é referência no município e as vagas são disputadas. Quem tem filho matriculado na creche, faz questão de elogiar o trabalho feito com as crianças e o espaço aconchegante.

“Esta creche foi uma salvação para minha família. Minha esposa trabalha, eu trabalho e não tínhamos com quem deixar nosso filho de 3 anos. Graças a Deus consegui colocar meu filho aqui. O espaço é maravilhoso, a comida é boa, os professores tratam meu pequeno muito bem e a educação é de qualidade. O Josué adora vir pra cá", afirmou o pai, Ivanilson Paixão.