Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

MARÇO LILÁS É LANÇADO EM PAÇO DO LUMIAR

PORTAL LIVRE NOTÍCIAS-MA

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta segunda-feira (7), a campanha nacional do Março Lilás, de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que vai desenvolver ações de atenção especial à saúde feminina até o dia 23.


 Nesta quinta-feira, 8, as ações serão realizadas, a partir das 8h, no Centro de Saúde (CS) Vila São Pedro, no Pau Deitado. Na sexta, 9, será a vez da CS Vila São José. (Veja a programação completa no final do texto).
A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Especialidade e Diagnóstico Médico (CED), no prédio do CSU/Semus, no Maiobão. Presentes, acompanhando os trabalhos de abertura, a vice-prefeita Maria Paula Azevedo; o secretário municipal de Saúde, Juarez Lima; o secretário-adjunto de Saúde, Elizeu Costa, a secretária extraordinária da Mulher, Carla Sousa, além de servidores, comunidade e convidados.
Durante todo o mês serão realizadas consultas, ações de cidadania e palestras em unidades básicas e postos de saúde de diversos bairros de Paço do Lumiar. Da programação constam bate-papos sobre a prevenção e promoção da saúde da mulher, como forma de conscientizá-las sobre os riscos de doenças como câncer de mama e do colo de útero.
À abertura compareceram mais de 200 mulheres. Elas foram informadas de que durante o mês de março a programação atenderá a todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município, onde serão oferecidos procedimentos como: consultas ginecológicas, realização de preventivos, além de planejamento familiar e marcação de ultrassonografia transvaginal.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Juarez Lima, essa é uma forma de valorizar as mulheres luminenses, levando saúde e prevenção. "Em março, buscamos a reflexão sobre o papel e a importância da mulher na sociedade, sem se restringir apenas ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Por isso ocorre o Março Lilás, cor que simboliza a igualdade e é símbolo da luta das mulheres em todo o mundo", ressaltou Juarez Lima.
A programação do Março Lilás em Paço do Lumiar será desenvolvida em 10 localidades, onde haverá palestras abordando Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de mama e de colo de útero; autoexame das mamas; importância dos hábitos de higiene na prevenção das doenças ginecológicas; intensificação nas coletas de preventivos; aferição de pressão e glicemia; testes rápidos de colesterol, HIV, sífilis, hepatite B e C; consulta ginecológica; orientação nutricional com verificação de peso e altura e orientação de alimentação saudável; palestras sobre saúde bucal e aplicação tópica de flúor; distribuição de kits (preservativos e lubrificantes), além de brindes e lanche.
Programação
DIA 08/03 (Quinta), a partir das 8h, Centro de Saúde (CS) Vila São Pedro
DIA 09/03 (Sexta), a partir das 8h, CS Vila São José
DIA 14/03 (Quarta), a partir das 8h, UBS Iguaíba
DIA 15/03 (Quinta), a partir das 14h, CS Tambaú
DIA 16/03 (Sexta), a partir das 8h, CS STª Rita de Cássia
DIA 19/03 (Segunda), a partir das 8h, UBS Mojó
DIA 20/03 (Terça), a partir das 14h, Centro de Especialidades e Diagnóstico Médico
DIA 22/03 (Quinta), a partir das 8h, UBS Pirâmide
DIA 22/03 (Quinta), a partir das 14h, Academia Maiobão
DIA 23/03 (Sexta), a partir das 8h, UBS Safira



PORTAL LIVRE NOTÍCIAS-MA