Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

VÍDEO: PAÇO DO LUMIAR GANHA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

PORTAL LIVRE NOTÍCIAS-MA

Foi inaugurada oficialmente pelo governador Flávio Dino e o prefeito Domingos Dutra, a Unidade do Corpo de Bombeiros de Paço do Lumiar

A 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar do Maranhão foi inaugurada às 17h, em solenidade que contou com a presença do governador Flávio Dino, do prefeito Domingos Dutra, do comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, políticos, servidores e convidados.

A unidade do CBMMA de Paço do Lumiar está sediada na Avenida 13 do Maiobão, anexo ao prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Centro Social Urbano (CSU). Terá um efetivo de 32 militares, entre oficiais e praças, e será comandada pelo major Rildo Rocha. Realizará trabalho de prevenção de acidentes, combate a incêndios, fiscalização de estabelecimentos comerciais, locais de eventos, combate à venda ilegal de gás GLP, capturas de animal, atendimento pré-hospitalar, atendimento a pacientes psiquiátricos, como suporte ao Samu, fiscalizações nas edificações para que sejam cumpridas as exigências de segurança, educação preventiva, projetos sociais nas escolas e associações comunitárias, entre outras ações.

A 2ª Cia Independente de Bombeiros Militar (2ª CIBM) contará com três viaturas, um autotanque com capacidade para 11 mil litros de água, um carro de resgate para atendimento de vítimas presas em ferragens e um carro administrativo para vistorias. Terá ainda posteriormente uma ambulância para atendimento pré-hospitalar.
“A 2ª CIBM em Paço é importante pela descentralização dos serviços e maior agilidade. Anteriormente, Paço do Lumiar era atendido pela companhia de São José de Ribamar. Agora, o tempo de resposta para uma chamada será muito mais rápido”, destaca o comandante da 2ª CIBM, major Rildo Rocha.


                                                        
ENTUSIASTA
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), é um dos maiores entusiastas da instalação da companhia do Corpo de Bombeiros no município e acompanhou toda a reforma do prédio que sediará a unidade. “Paço do Lumiar nunca havia sediado uma unidade do Corpo de Bombeiros, apesar de ter mais de 180 mil habitantes. É mais uma conquista inédita da nossa gestão, obtida graças à parceria com o governador Flávio Dino”, afirma o prefeito Dutra.

Parte dos recursos gastos com a preparação do imóvel veio da economia obtida com a não realização do Carnaval oficial este ano no município. “O Carnaval é só por quatro dias, esta unidade dos bombeiros é para a vida toda”, ressalta o prefeito.
Para o tenente Farias, que integra a 2ª CIBM, a implantação da unidade está sendo muito bem aceita pela comunidade, pois a corporação chega ao município para prevenção, orientação, para minimizar incidentes, acidentes, além de desenvolver atividades técnico-profissionais. “Para nós, como profissionais do fogo, estamos orgulhosos de estar em Paço do Lumiar. Se para a sociedade é um ganho, para nós é uma honra e motivo de muita satisfação”, salienta o tenente Farias.