Páginas

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Paço do Lumiar: Diretrizes da Saúde são discutidas em conferência.

PORTAL LIVRE NOTÍCIAS-MA

Mais de 200 pessoas participaram nesta sexta-feira, 18, da abertura da X Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), no Maiobão. Com o tema “Nosso Paço no Rumo Certo: Fortalecendo a Atenção Primária em Saúde”, a conferência funcionou como um grande fórum, onde foram avaliadas e propostas diretrizes para a implementação de políticas de Saúde no município. O evento foi realizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).


O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), ressaltou os esforços que a Prefeitura vem fazendo, mesmo num momento de crise como o atual, para recuperar a rede de Saúde do Município. “Nestes oito meses de gestão, inauguramos a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Maiobão, o Centro de Especialidades Odontológicas e estamos equipando mais três UBS’s, inclusive com salas odontológicas”, enumerou o prefeito.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Marcelo Rosa, confirmou a parceria do Governo do Estado no fornecimento dos equipamentos para as três UBS’s de Paço. “O fortalecimento da atenção primária e da medicina preventiva é muito importante. Quando não se trata um paciente de diabetes, por exemplo, sua saúde piora e ele vai precisar ser atendido lá na ponta, numa rede hospitalar sobrecarregada. É fundamental esse reforço das unidades e do Programa Saúde da Família”, assinalou Marcelo Rosa.



O secretário interino de Saúde de Paço, Eliseu Costa, destacou a importância de se discutir as ações já executadas e também tudo o que está planejado para ser realizado nos próximos meses. Uma das principais ações será o reaparelhamento das 16 UBS’s, incluindo gabinetes odontológicos. “Também deverão ser adquiridos tablets para os agentes de saúde; lançado um aplicativo para smartphone que permitirá ao usuário informações sobre o estoque de remédios no posto de saúde que ele se consultar, bem como adquiridos mais veículos para o atendimento do Programa Saúde da Família”, listou Eliseu Costa.

Debates

Na parte dos debates, foram feitas propostas dos usuários em relação às melhorias no atendimento à saúde da população. Boa parte delas já havia sido definida nos 16 fóruns em áreas de abrangência de cada Unidade Básica de Saúde de Paço do Lumiar. Organizados pelas equipes de atuação nas unidades, os fóruns estimularam a participação popular e levantaram dados primários e problemas de saúde da população, que form discutidos e avaliados durante a conferência.

As principais propostas discutidas para melhorar o atendimento da Saúde em Paço, a serem encaminhadas ao Plano Plurianual - PPA/2018-2021 e ao Plano Municipal de Saúde foram: Reforma e manutenção da estrutura física das UBS’s e adequação de mobílias e equipamentos; Construção de maternidade para referenciar as gestantes do município; Ampliação na oferta de serviços odontológicos; Aquisição de carros para estratégia saúde da família; Fortalecimento dos programas da atenção básica; Expansão do quadro de recursos humanos em todas as categorias; Ampliar e diversificar a oferta de medicamentos na farmácia básica; Garantia de exames de análises clínicas, imagens e citológicos com quantidade suficiente e resultado em tempo hábil; Aquisição de material para equipes Estratégia de Saúde da Família (ESF) (fardamento, instrumentos e etc), e investimento na educação continuada para os profissionais da saúde.

Também participaram da X Conferência Municipal de Paço a vice-prefeita Maria Paula Desterro; a representante dos servidores da saúde, Alice Leal; a representante dos usuários do SUS, Rosa Silva Costa; a farmacêutica Kallyne Bezerra, que falou sobre o projeto Farmácia Viva; o médico Cláudio Bonates, que falou sobre o Fortalecimento da Atenção Primária em Paço do Lumiar, entre outras pessoas comprometidas com a questão da saúde em Paço.